Assinar ECO News |

TI na dispensação de medicamentos: nova central Rio Farmes Nova Iguaçu

riofarmesO Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, na última segunda-feira (dia 9), a nova unidade da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Rio Farmes), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Esta é sua terceira unidade, que já conta com farmácias nos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias e projeto de Tecnologia da Informação (TI) da equipe ECO Sistemas. A previsão é que o espaço atenda cerca de três mil pacientes já no primeiro mês de funcionamento, com a expectativa de aumento em 25% até o fim do ano.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o governador Luiz Fernando Pezão, e o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto, além de autoridades e integrantes da equipe ECO Sistemas. A nova unidade vai garantir remédios especializados gratuitos para a população carente da Baixada Fluminense, que não precisará aguardar em filas para adquiri-los.

De acordo com o secretário de Saúde, Felipe Peixoto, a previsão é que mais três polos sejam inaugurados até o fim de 2015. O espaço em Nova Iguaçu era necessário para atendimento especial na região. A nova unidade facilitará o acesso de pacientes que moram em outros municípios da Baixada e Região Metropolitana, que não precisarão se deslocar até o Rio para receber medicações. Este ano, a expectativa é implantar polos da Rio Farmes em Niterói e São Gonçalo, expandindo ainda mais o trabalho da ECO Sistemas para a população.

O prefeito de Nova Iguaçu (onde a ECO Sistemas também atua no projeto de saúde municipal), Nelson Bornier, destacou a importância da nova farmácia para o município. “Será uma estrutura muito boa, pois vai atender não só a população de Nova Iguaçu, mas também de outros municípios da Baixada Fluminense”, explicou Bornier.

riofarmes02

Na foto acima, o secretário de Saúde, Felipe Peixoto,
discursa na cerimônia que contou com autoridades como o
governador Luiz Fernando Pezão (primeiro da esquerda para direita) e o
prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (segundo da direita para esquerda).

O projeto de TI da Rio Farmes, gerenciado pela ECO Sistemas, dá aos pacientes a confirmação da agenda por SMS. O usuário recebe em seu celular uma notificação no dia anterior confirmando a sua marcação para a retirada dos medicamentos, que são mantidos em salas monitoradas por computadores e com portas blindadas.

A Rio Farmes fornece cerca de 150 medicamentos raramente disponíveis nas farmácias comuns e muito caros, como o Octreotida 30mg, usado para tratar distúrbios do crescimento, que custa R$ 4 mil. Definida em portaria do Ministério da Saúde, a grade de remédios disponíveis nas unidades tratam, aproximadamente, 80 patologias diferentes. A lista inclui insuficiência renal, esquizofrenia, hepatites, Mal de Alzheimer, asma, artrites, lupus, Mal de Parkinson, escleroses e distúrbios do crescimento.

A Secretaria de Saúde acredita que, até o final do ano, qualificará ainda mais o tratamento oferecido aos pacientes crônicos com a nova unidade da Rio Farmes com média de quatro mil pessoas por mês. Durante o ano de 2014, suas unidades, localizadas no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias, distribuíram aproximadamente 26 milhões de medicamentos, com média mensal de 2,2 milhões de remédios dispensados. Esse quantitativo equivale, em valor financeiro para o SUS (Sistema Único de Saúde), um investimento de aproximadamente R$ 215 milhões no ano. Atualmente, a Rio Farmes possui 33.760 usuários cadastrados, com média de 25 mil atendimentos mensais.

Fonte – Assessoria de Comunicação
This entry was posted in News. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post. Comments are closed, but you can leave a trackback: Trackback URL.

Rua Dom Gerardo, 35 / 9º e 10º andares- Centro - Rio de Janeiro - RJ - Tel: +55 21. 3849-6100

Aguarde por favor...

Assinar ECO News

Receba todas as novidades da ECO Sistemas no seu e-mail! Digite seu nome e o seu e-mail.
Menu